HUMANIDADE DESUMANA

Somos humanos,

E isto por si só carrega as características únicas de nossa espécie como o sentido de união, fraternidade, proteção, sensibilidade.

Centenas de milhares de anos e hoje, percebemos o auge de nossa civilização, doenças foram debeladas, cidades que se transformaram em megalópoles, o mundo conectado e muito bem informado.

Este excesso de modernidade, de informação, e ao mesmo tempo de competição entre os seres, talvez nos tenha transformado pouco a pouco e quando percebemos vimos que um grande iceberg já havia se instalado.

Aparentemente, tudo se mantinha de forma muito semelhante, porém, nossa sociedade foi  acometida de uma silenciosa síndrome da perda de sua sensibilidade.

Talvez, este excesso de informação e sensacionalismo foi deixando em nós um gosto amargo de censura e sem perceber fomos pouco a pouco ignorando que o que nos faz humanos, é justamente o ato de importar-se com outro, pois em essência, o outro é parte de nós mesmos, raça humana.

Neste sentido, é possível assistir a fatos que em outra realidade trariam o espanto as almas mais cruéis.

A pergunta é, porque esta síndrome tomou conta de nossos tempos modernos?

Porque situações de crueldade, penúria, mortes, abandonos, já não nos espantam ou comovem se em nossa essência temos todas as qualidades de nossa espécie para nos colocarmos no lugar do outro e exercer a compaixão?

Temos que buscar um antídoto para este veneno chamado insensibilidade, antes que ele nos transforme em centenas de milhares de seres altamente ativos, politizados, bem informados, conectados, mas áridos em nossas essências, uma aridez para a qual possa não haver mais remédio.

Talvez, o antídoto, seja resgatar através do reencontro com a sensibilidade um recomeço no sentido de olhar o outro com os olhos do coração.

3 comentários sobre “HUMANIDADE DESUMANA

  1. Parabéns pela crônica e iniciativa!😂
    Com certeza compartilho e recomendo para pessoas que apreciam leitura…
    Quer ir na noite de autógrafos hein….

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário